Governo do Estado investe R$ 2,5 milhões em ações de saúde no carnaval

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) investirá cerca de R$ 2,5 milhões em ações relacionadas ao Carnaval de 2019. Haverá reforço nos plantões em hospitais da capital e interior, instalação de três unidades de saúde para testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de campanhas educativas.

A partir da próxima sexta-feira (1º), testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados em dois postos instalados em Salvador, sendo um na Avenida Centenário, na Barra, e outro na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. Os equipamentos funcionarão até o último dia de Carnaval, sempre a partir das 16h. Também há um posto de testagem em Porto Seguro, instalado na Passarela do Descobrimento.

Além dos testes, haverá aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. Os foliões que residem na capital e apresentarem resultado de exame reagente (positivo) para HIV ou hepatites já sairão do posto de testagem com uma consulta agendada nos serviços especializados e garantia do início do tratamento. Os que residem em outras localidades serão orientados a procurar os serviços de atenção básica ou atenção especializada em seus respectivos municípios/estados.

REFORÇO NO ATENDIMENTO

Em Salvador, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e do Subúrbio (HS) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. No interior, os hospitais estaduais em Camaçari, Lauro de Freitas e Porto Seguro também terão escalas diferenciadas.

 

Por: BN/Jôsy Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *